Aguarde...

Benvindos Freguesia de Quinta do Anjo

Turismo

ORAGO/PADROEIRO:

• Nossa Senhora da Redenção

 

A VISITAR:

• Parque Natural da Arrábida

• Moinhos da Serra do Louro

• Grutas da Quinta do Anjo ou Grutas do Casal do Pardo

• Capela de São Gonçalo

• Igreja de São Gonçalo

• Capela da Quinta da Fonte do Anjo

• Igreja de Nossa Senhora da Redenção

• Igreja de Nossa Senhora da Conceição

• Igreja do Sagrado Coração de Jesus

• Fortuna  Artes e Ofícios

 

Grutas da Quinta do Anjo ou Grutas do Casal do Pardo

As quatro grutas artificiais da Quinta do Anjo são monumentos funerários de características únicas, integráveis no Neolítico Final (há cerca de 4500 anos) e que continuaram a ser utilizadas como locais de enterramento colectivo durante a Idade do Cobre. Foram escavadas na rocha formando compartimentos de tendência circular, aos quais se acede por um corredor e por uma antecâmara.

Juntamente com os vestígios ósseos, recolheram-se no local outros objectos como pontas de seta em sílex e em cobre, machados de pedra polida e placas de xisto decoradas. As populações desta região conheceram e desenvolveram a técnica da cerâmica campaniforme, decorada a pontilhado. Estas taças, pela sua originalidade morfológica e decorativa e pelo facto de as primeiras se terem recolhido na região palmelense, ficaram conhecidas nos meios científicos como Taças Tipo Palmela.

A jazida é conhecida internacionalmente devido à originalidade da cerâmica aí encontrada e classificado como Monumento Nacional em 1934.

 

Capela de São Gonçalo

A Capela de São Gonçalo, situada no lugar de Cabanas, freguesia de Quinta do Anjo (Portugal), constitui um pequeno templo de romaria, século XVI, de planta octogonal e alpendrada hipostila - só há no país mais dois do género: em Tomar e em Janas (Sintra).

Ligada ao culto da protecção do gado (?), foi mandada edificar pelos Marqueses de Minas, antigos proprietários da Quinta da Torre. Está classificada como Imóvel de Interesse Municipal pelo DGEMN desde 2002.

 

Igreja de São Gonçalo

Construída na década de 80 do séc. XX, segundo projeto da arquiteta Teresa Metello. Sofreu obras em 2016.

 

Capela da Quinta da Fonte do Anjo

Capela edificada no século XVII. Como forma de homenagem à Restauração da Independência política de Portugal, em 1640, o proprietário coloca a Capela da Quinta da Fonte do Anjo sob a invocatória de Nossa Senhora da Redenção.

 

Igreja de Nossa Senhora da Redenção

Concluída em 1909, apresenta um exterior de influências de arquitectura neoclássica. Sofreu obras internas em dois momentos: 1983 e 2015. Na capela-mor, destaque para uma pintura de Nossa Senhora de Redenção da autoria de Sousa Araújo, de 2014

 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Edifício de traçado popular, construído em finais do século XX (1998/99). De nave única, tem coro-alto sobre a entrada.

 

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Imóvel de traçado popular, construído em finais do século XX (1998/99). Possui nave única e coro-alto sobre a entrada.



Compartilhar titulo produto

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao utlizar o website, confirma que aceita a sua utilização.